quinta-feira, 5 de setembro de 2013

DOAÇÃO DE PLAQUETAS



VAMOS AJUDAR A D. HELENY?




Amigos do Blog, nosso amigo Edinho Cabeça, nos pediu ajuda e aqui estamos.
A mamãe de Adriana, Denise e Luciana, uma senhorinha muito alegre de 75 anos está precisando de doação de plaquetas.
Ela participou do programa Sem Censura da Leda Nagle.
Esta é a mensagem das filha da D. Heleny. 

"Amigos(as), olá.

Como alguns já sabem, nossa mãe está com mielodisplasia, uma doença grave e pouco conhecida - as células da medula óssea sofrem alterações, deixando de produzir de forma correta os glóbulos vermelhos, as plaquetas e os elementos responsáveis defesa e pela imunidade.

No momento, além das orações e do pensamento positivo de todos, ela precisa, com muita urgência, de doadores de plaquetas. O organismo dela só está aceitando as plaquetas de “aférese”. A aférese é o processo que permite separar plaquetas do sangue. Por meio dele, o sangue retirado da veia de um braço do doador, passa por um equipamento especial que retém cuidadosamente parte das plaquetas e, posteriormente, é devolvido à veia do mesmo braço. Por isso, demora um pouco mais do que a simples doação de sangue (cerca de 2 horas).

Como proceder para doar plaquetas:1º: Ligar para Hematologistas Associados, tel.: 25377440, entre 9 e 16h, e pedir para marcar um teste de aférese de plaquetas para doar para Heleny Almeida de Freitas.
No telefonema, a pessoa responsável vai fazer algumas perguntas que podem, infelizmente, já descartar o doador de antemão, dadas as exigências protocolares.

2º: Comparecer à sede dos Hematologistas Associados (só pode ser lá), Rua Conde de Irajá, 183, Botafogo, para fazer o teste. 
Quem já é doador de sangue e já doou lá ou na Santa Casa, vai apenas fazer um hemograma e uma verificação não invasiva do calibre das veias. 
Quem nunca doou precisará fazer uma doação simples (não esquecer de dar o nome da nossa mãe, ok?). Caso a pessoa seja aprovada como doadora de plaquetas nesse sistema de aférese, por favor, NÃO doe as plaquetas na hora, diga que vai aguardar o pedido da família.
As plaquetas só tem validade de 5 dias, caso ela não precise, seria um esforço perdido.

Precisamos ter um bom grupo de pessoas aprovadas, porque a necessidade dela surge de uma hora para outra e nem sempre os doadores vão ter disponibilidade de comparecer ao banco de sangue citado naquele dia/hora.

Por favor, caso você não possa doar, pense em alguém da família ou do seu círculo de amigos/colegas de trabalho que potencialmente seriam doadores.

Muito obrigada!
Adriana, Denise e Luciana."

Se você não puder doar, repasse para quem possa.
Desde já agradecemos pelo apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Não esqueça de assinar seu nome no comentário!